quinta-feira, 15 de maio de 2008

Como instalar um chuveiro eletrico comum


A instalação de um chuveiro começa pela escolha do mesmo.temos diversos modelos e marcas no mercado e varias potencias diferentes.(wats.Isto determina também o consumo ;quanto maior a potencias ,mais caro vai custar seu banho.) Há dois tipos de voltagem , embora, a mais usada e 220 volts.
Passo a passo:
1)-Escolha o modelo mais conveniente e com a potencia da sua escolha que poderá ir de 2500 até 8000 wats.(lembre-se:Quanto maior a potencia nominal maior o consumo de energia e maior a bitola do fio ou cabo)Em geral um bom chuveiro tem quatro temperaturas diferentes,e o fabricante dá as especificações de bitolas dos cabos e dos disjuntores conforme a potencia seguindo até esquemas de instalações.
2)-Se vc escolheu um chuveiro de 6000 W, terá que usar um fio(prefira cabo flexível) de 6mm (abaixo desta potencia use cabos de 4 mm.)
3)-compre além do chuveiro ou ducha , o disjuntor indicado para a potência do mesmo.
4)- como calcular qual disjuntor comprar?vc fará o seguinte cálculo:Pegue a voltagem indicada no chuveiro(em geral os eletricistas chamam de tensão)220 volts por ex:divida pela potencia;digamos 6000 W.divida pela voltagem. Exemplo:
6000/220= vc vai obter algo em torno de 27 amperes .Procure desprezar a dizima e fique com 27 amperes.este deveria ser a capacidade do disjuntor,mas vc deve sempre comprar um disjuntor de trinta ampers.ja que os disjuntores tem estes valores redondos(25,30,35,etc...)Caso Voce instale o disjuntor com capacidade inferior seu chuveiro vai desligar todas as vezes que vc tiver no banho,se o disjuntor tiver capacidade muito maior ,em caso de problemas no circuítos ele não desarmará e poderá causar um enorme problema para voce e toda a sua instalação eletrica podendo mesmo até causar um pequeno desastre.Outro detalhe:Os disjuntores do chuveiro ou qualquer outro circuito,tais como forno elétrico,Micro-ondas,maquinas de lavar;nunca deverá ter capacidade maior que o disjuntor ou chave seccionadora principal da sua casa.se isto ocorre quando vc ligar seu chuveiro o disjuntor principal desarmarará e deixará toda a sua casa sem energia elétrica.

Instalando o chuveiro
6)- Ferramentas necessárias:Ferro de soldar estanho,alicate para elétrica,chave de fenda media,fita "passa fio"e alicate de corte.(use uma faca pequena ou canivete para descascar o fio e nunca estiletes)
7)- material necessário alem do chuveiro:Disjuntor de acordo com a potencia do chuveiro( que nunca deverá ter capacidade maior que seu disjuntor ou seccionadora principal da sua casa))fio ou cabo flexível conforme as bitolas indicadas para cada caso(4mm para aparelhos abaixo de 5000 W e 6mm para aparelhos acima destes valores que poderá chegar até dez mm dependendo da potencia escolhida).Fita isolante de boa qualidade( eu sempre uso da marca 3M.)um conector para cabos 4 ou 6 mm em porcelana,um cano de aluminio para chuveiro de 3/4 para ser usado na tomada de agua do chuveiro(caso sua instalação hidraulica seja de meia polegada vc deverá usar adaptadores metálicos tambem,pois os de p.v.c costumam empenar)
8)-Logo acima da tomada de agua do chuveiro deverá haver uma caixinha 4x4 de plastico ou metálica(em geral são de plastico pvc)procure a entrada do conduite e enfie a fita "passa fio"que deverá ir até o quadro principal ,(normamente este conduite ou cano passará por caixinhas instaladas no teto onde estrão lampadas e lustres que deverão ser retirados. junto com os suportes para que vc se utilizando de uma escada domèstica possa passar a fita "passa fio",isto exige que vc desligue o disjuntor ou chave seccionadora geral,deixando a casa totalmente sem energia.Este inconveniente é necessário para protegê-lo contra choques elétricos.Nunca faça nada com a energia ligada).
9)-Uma vez passada a fita "passa fio" , ela surgirá no quadro principal.Descasque a ponta do fio,amarre na fita e passe fita isolante e vazelina no fio,para que ele deslise mais facilmente pelo conduite.(alguem deverá ajudá-lo nesta tarefa.Um empurrando o fio e outro puxando a fita "passa-fio"
10)- logo que tiver passado o fio totalmente (deverá haver uma sobra de mais ou menos 50 cm de fio sobrando em ambas as pontas do conduítes)solde as pontas do fio com estanho,instale o disjuntor do chuveiro se utilizando do suporte para tal que ja deve haver no quadro uma vez que lá ja existem outros disjuntores.(caso não haja lugar voce deverá instalar um especialmente para elese utilizando de parafusos e a chave de fenda.)
11)-uma vez intalado o disjuntor,vc deverá entroduzir a ponta do fio estanhada no receptáculo do disjuntor e aparafusar usando a mesma chave.
12)-feito a isto voce vá até o banheiro,descasque as outra pontas do fio e estanhe com o ferro de solda a estanho.solte um pouco os parafusos do conector de porcelana ,introduza a ponta estanhada do fio no porta fio do conector e aparafuse até que o fio esteja bem firme;faça isto co a outra ponta.Proceda da mesma maneira com os fios que o fabricante manda ja com o aparelho(chuveiro)(Lembre-se que o chuveiro deve estar intalado no cano de agua que vc ja deve ter instalado.Aliás esta deve ser sua primeira tarefa:instalar o cano metalico apropriado para chuveiro e em seguida o aparelho instalado nele)tudo pronto?
13)- abra o registro do chuveiro e deixe a água escorrer por alguns minutos (2 ou 3 minutos)verifvique se não há vazamentos no cano ou na conexão do chuveiro com o cano(caso haja é porque voce não colocou o anel de vedação que veio com o chuveiro edeverá retirar o chuveiro para a colocação do anel )
14)-tudo certo agora?repita a operação:abra a agua deixe- escorrer por mais alguns segundos e feche.Vá ate o quadro geral e ligue ao disjuntor ou chave seccionadora geral,espere alguns segundos.agora ligue o disjuntor do chuveiro.
15)- Vá até o banheiro , abra o registro e espere alguns instantes.
16)- Tire a roupa e tome um bom banho,voce deve estar todo sujo e fedido de suor após esta trabalheira toda.Não vá se esquecer de recolocar os lustres e lâmpadas que retirou para passar o fio. Se for preguiçoso e não quiser se dar ao trabalho ligue para 011 3229-6508 que farei isto por vc.vai custar em torno de R$150,00 se tiver que trocar a fiação do chuveiro e R$80,00 so para instalar o chuveiro e o disjuntor
O chuveiro da foto é um "quatro estações" da lorenzetti.Usa cabos flexiveis 6mm ,disjuntor de 40 A. e não exige grandes conhecimentos técnicos para instalação .È um aparelho de boa durabilidade e possui 4 temperaturas.Ideal para familias medias.componentes duráveis ,tem a resistencia èletrica,facil de ser encontrada e simples para ser trocada.

9 comentários:

faça voce mesmo disse...

Caso vc seja profissional desta ou de outra area qualquer.deixe suas dicas aqui.este blog tem o intuíto de ajudar as pessoas a fazerem pequenos serviços.

Blog do Indignado disse...

Estava pesquisando sobre a instalação de chuveiros e vi seu blog. Parabéns. Há tempos estou pensando numa coisa assim pra ajudar os que estão em apuros. Continue o trabalho. Acima de tudo ele orienta as pessoas sobre como procederem nestes casos e acima de tudo não serem enganados por pessoas inescrupulosas.

Sumoto disse...

Muito bom o blog, explica passo a passo e de uma forma segura. Além disso, se o dono deixou o telefone oferecendo serviços é porque podemos confiar na fonte.

Marcos disse...

Excelente o procedimento. Detalhado o suficiente para que não comentamos erros. Parabéns para o profissional que o elaborou.
Natal-RN

Newton Luiz disse...

Estava a procura para saber como calcular a capacidade do disjuntor na instalação de chuveiro, muito embora na embalagem do chuveiro já lá estava dizento, PARABÉNS pelo seu blog que está claro no comentário de " COMO INSTALAR UM CHUVEIRO ELETRICO COMUM ". Agora desejo saber como calcular o fio correto para instalações diversas ? Tenho trifásico com disjuntor de 40A na entrada da casa, desejo saber se posso também colocar disjuntor de 40A para o chuveiro, e além do mais tenho dois chuveiros que devem ser instalado em 220 V, cada um e com certeza um disjuntor para cada um deles, e podem serem ligados ao mesmo tempo para o banho ? Caso nada disso seja possível, como fazer ? Mais uma vez parabéns pela sua informação.
Newton

Fco disse...

eu posso instalar um chuveiro eletrico sem o uso do fio terra?

mg2net.com disse...

amigo, sempre instalei os chuveiros eletricos daqui de casa mas agora aconteceu uma coisa estranha e que nao consigo resolver. Instalei um chuveiro em um banheiro ja com a fiaçao pronta, inclusive chequei com a chave teste e passa energia normalmente mas quando ligo o chuveiro a energia simplesmente pára de passar e oa desligar o chuveiro ela volta normal. a tensão daqui é de 110v e nao sei mais o que fazer, se vc puder me dar um help sobre isso eu agradeço muito.

Cristiano Schmitz disse...

Amigo, preciso tirar um cano de alumínio que está há anos no local. Comprei um chuveiro novo que não necessita este cano. Tem alguma dica?

DENIS miguel disse...

contrate um encanador.